« Militantes socialistas não contrariam expectativas criadas pela direita | Entrada | Fiquei esclarecido »
setembro 25, 2004
Televisões exploram sentimento humano
Os 4 canais de televisão andam acerca de uma semana a insistir na notí-
cia do hediondo crime que vitimou a pequena Joana. Hoje mais de meta-
de do tempo dos telejornais foram ocupados com a notícia do aconteci-
mento e do seu desenvolvimento em termos de investigação policial.
Claro que todo este empenho noticioso que os 4 canais têm dado, vai
exaltando os ânimos sobretudo dos algarvios que já fazem romarias pa-
ra a pequena aldeia onde se registou este trágico acontecimento e tal
como se pretende da parte das televisões os populares até se permitem
fazer barreiras à passagem das viaturas policiais que transportam os
envolvidos no crime manifestando uma vontade de fazerem justiça pelas
suas próprias mãos. Em resumo um péssimo serviço público que os qua-
tro canais continuam a prestar à população portuguesa porque, jogando
com a sua emocionalidade pretendem criar um certo clima de insurreição.
Entretanto isto não é inocente, vão entretendo a malta com relatos destes
que nem sequer são novos no nosso País, infelizmente para as vítimas de
quando em vez ocorrem situações destas às quais não se dá tanto relevo,
porque não existem objectivos ocultos por detrás da exploração da notícia.
Ou seja cada vez mais se prova que as televisões portugueses são um
veículo para instrumentalizar as massas.
Publicado por rajodoas às setembro 25, 2004 09:37 PM
Comentários
Concordo basicamente com o que dizes. Este tipo de notícia para prender as pessoas aos canias de tv são verdadeiramente nojentos. fazem um péssimo trabalho em vez de aproveitar este drama para questionar as instituições responsáveis pela assistência social. Deveriam questionar seriamente o papel da Comissão de protecção de menores que recebeu as denúncias de maus tratos sobre esta criança, exigir que se tornasse público o relatório que levou ao arquivamento do processo. Deveria questionar-se a decisão do juiz que mandou arquivar o processo, deveria questionar-se a comissão de apoio às vitimas de violência doméstica que tinha conhecimento deste caso. todos nós somos responsáveis por estes acontecimentos por muito nos calarmos, mas estas organizações existem para fazerem prevenção. Se de facto a criança foi asassinada, estas instituições deveriam ser responsabikizadas. Só assim se conseguiria ter comissões activas ...
fico fula
Publicado por: GIN às setembro 25, 2004 09:54 PM
Bolas! Haja alguém que ALARGA os horizontes!!! A pequenita morreu, mas, infelizmenete QUANTOS destes casos existem por aí e...fico furiosa pelos mesmos motivos da/o GIN e do Cong. e do resto tentei dizer, a meu modo, lá no blog! Sorry...
Publicado por: seila às setembro 25, 2004 11:14 PM
Uma verdadeira vergonha.
Publicado por: Atento às setembro 26, 2004 12:01 AM
A violência, gera sempre mais violência.
São estas noticias que vendem…
A populaça ”assanhada” depois do crime, o final, mas “cega” no dia a dia da criança, desta e de tantas outras.
Publicado por: jgonçalves às setembro 26, 2004 12:08 AM
Inteiramente de acordo!
Mas, não nos esqueçamos que tudo isto se deve a um ciclo vicioso: a televião mostra aquilo que lhe permite ter audiências. E, a verdade é que a miséria televisionada o permite...
Pena é que a televisão pública vá trás deste mediatismo primário!!!
Publicado por: Peixoto às setembro 26, 2004 12:23 AM
Os ditos "serviços informativos" cada vez têm menos de informativos. Melhor cada vez são mais desinformativos. As guerras de audiências e a busca de protagonismo fazem que as tv's usem e abusem desmensuradamente de todas as técnicas para se manterem no topo das audiências e na captação de receitas. Por isso a informação anda ao sabor do dinheiro.....e digam lá, na verdade não é o dinheiro que comanda meio mundo (meio? para aí 99%!!!). Pensem lá que coisas não são comandadas pelos interesses financeiros.....muito poucas.....muitíssimo poucas.....
Publicado por: vmar às setembro 26, 2004 12:58 AM
Subscrevo.
um abraço,
Francisco Nunes
Publicado por: Planície Heróica. às setembro 26, 2004 01:45 AM
Os Media sempre exploraram os sentimentos humanos. Ultimamente( nos ultimos 5 anos), estão a fazê-lo descaradamente, se bem que por vezes, essa "exploração" até seja pedagógica, pois retrata coisas do nosso país, que pensávamos efectivamente já não existir.
Publicado por: valeria às setembro 26, 2004 02:59 AM
Ó colegas bloguistas desculpem lá. Só agora descobriram isso?
Os assuntos sérios que não mexem com as emoções não dão audiências.
O povinho quer é sangue.
As televisões não estão interessadas em informar e formar muito menos.
Publicado por: João Norte às setembro 26, 2004 11:40 AM
Mas afinal as investigações não param....o que não tem acontecido noutros casos em que a comunicação social larga o assunto.Com todas as limitaçoes, erros e más conductas a verdade é que vão fazendo pressão para que alguns casos não caiam no esquecimento.É uma pena vivermos numa sociedade assim ,pobre ,inculta,como a mostram as televisões ,mas o tempo das misérias escondidas para vivermos todos de cabeça leve e corações alegres creio que foi de um tempo atr´s....30 aninhos?não'?Não está o país mais culto,não se vive muito melhor mas pelo menos agora ninguem cala ninguem!Acho bom isto ,apesar de não achar os meios os melhores,no entanto não gostava de voltar ao antigamente...:)
Publicado por: annie hall às setembro 26, 2004 01:46 PM
Mas isso cara "annie hall", penso que ninguém quer, voltar ao antigamente. Só eventualmente os saudosistas desse passado que como sabe ainda há muitos e vão-se denunciando. O que se critica é este autêntico massacre televisivo sobre um acontecimento igual a outros que se têm registado mas que noutras alturas não foi oportuno fazer concentrar as atenções dos telespectadores.
Publicado por: congeminações às setembro 26, 2004 02:03 PM
Está tudo há muito programado para que assim o seja cada vez mais. A estratégia dos donos do mundo assenta básicamente na estupidificação massiva. É a melhor garantia do perpetuar eterno do poder.Não o vou eu repetindo desde sempre?
Um abração do
Zecatelhado
Publicado por: Zecatelhado às setembro 26, 2004 03:33 PM
É uma vergonha!
Exploram um caso destes até à exaustão!
Publicado por: canzoada às setembro 26, 2004 08:15 PM
Concordo em absoluto. Tem sido uma despudorada exploração do assunto com directos inenarráveis. É um nojo. Abraço.
Publicado por: ognid às setembro 26, 2004 09:50 PM
Faz-me confusão a quantidade de mirones que por ali anda feitos abutres. Pobreza mental meu Deus!
E também não entendo andar uma escavadora a revirar a terra como se não fosse detectável à vista humana qualquer sítio aberto para enterrarem a menina.
E se o cadáver estiver no sitio que se pensa ser improvável?
E se foi metido em algum produto de modo a ser destruído para ocultação de provas?
É que em Portugal há muita inteligência, em especial para a trafulhice e malandragem.
Publicado por: Sapador Florestal às setembro 27, 2004 10:03 AM